Os cupins são inseto que tem como alimento principal a celulose, que é encontrada em todo tipo de madeira e derivados, como papeis, papelão e tecidos. Devido seu grande poder de destruição é considerado uma das pragas que mais causam prejuízo.
O pozinho que aparece, não é resíduo da madeira como pensamos e sim dejetos dos próprios cupins. Esse é um indicio que ele está ali há muito tempo e deve ser controlado com máxima urgência para que não cause estragos maiores.
O desenvolvimento de uma colônia é bastante lento, de modo que os danos só começam a ser observado após cerca de 3 anos de infestação.
Os meios de controle desses insetos é a aspersão/pulverização e/ou injeção de inseticida emulsionado em solução oleosa de alto odor e reduzido grau tóxico com efeitos desalojante, Knockdown (choque) e residual, atuando por contato para cupins de madeira seca e broca.
E para cupim de solo o controle é realizado por barreira química, onde realiza-se furos no solo e aplicação de solução aquosa.
A aplicação destina-se aos focos ou áreas infestadas, que são detectados nas estruturas a serem tratadas ou em pontos estratégicos para prevenção.