CENTRAL DE ATENDIMENTO
Taubaté:
São Paulo

Blog

Ratos, grandes transmissores de doenças

Controle de pragas, Dedetização 8 de março de 2021

Ratos são grandes transmissores de doenças através de suas fezes, urina e pêlos. A OMS já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis como leptospirose, hantavirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíase, entre outras.
A taxa de mortalidade dessas doenças é baixa, mas ainda sim são doenças que deixam a pessoa muito debilitada e pode chegar a ter sequelas.
As espécies mais comuns encontradas no centro urbanos são ratazanas, elas são ágeis e possuem ótima audição. Abrigam-se normalmente em rede de esgotos e são difíceis de controlar devida sua percepção de mudança no ambiente.
Os ratos de telhado como o próprio nome diz criam seus ninhos em sótão, telhados e buracos na parte alta de muros. Eles possuem hábitos noturnos e vivem sempre em grupo.
E os camundongos, eles se alojam em ambientes internos e aquecidos, como motor de eletrodomésticos. E são a menor espécie dos que são considerados pragas urbanas.
Por necessitarem gastar seus dentes incisivos que crescem a cerca de 13 cm por ano estão sempre roendo alguma coisa. Isso facilita sua entrada em residências e comércios, pois roem não só madeira, como alumínio, chumbo, tijolos, cimento e plásticos.
E as condições favoráveis propiciadas pelo próprio homem permitem que se proliferem rapidamente e criem uma grande infestação. Por isso medidas como a DESRATIZAÇÃO é tão importante para evitar contaminação por esse animal.

OUTRAS NOTÍCIAS